14 de setembro de 2012

Amar de coração aberto



Estava procurando uma bela frase para começar o texto, como tenho feito, no entanto a única frase que veio em mente foi a que vi essa semana no mural da terapeuta:
- É preciso AMAR de coração aberto!
Era uma reportagem recortada do jornal local falando sobre como as pessoas estão presas aos seus sentimentos, aos medos, em evitar demonstrar como se sente para quem ama com medo de indisposições...
Eu sei, todo mundo sabe que não é fácil amar alguém, que não é simples lidar com sentimentos, com pessoas, viver... Tenho falado tanto em ser verdadeiro, em se dar sem julgar, em "amar de peito aberto", se entregar... Nada do que li me surpreendeu. Dissertaram o pacote de receitas para ser feliz! (como se existisse um, né)
Convenhamos que não existe receita! É simples dizer ao outro como agir. Eu mesmo faço isso (amigas, por favor, me desmintam! rs). Porém, eu não consigo seguir o que tanto falo para elas. Na hora do aperto sempre tem alguém para dizer o que você deve fazer. Mas quando é você todas as respostas somem e o que lhe resta é manter a mente e o coração abertos... (depois de gritar, xingar o mundo)
É, não é média não. Você vai se encantar, vai se deixar levar, vai se decepcionar, chorar, querer matar e ainda sim, amar, continuar amando, querendo bem, perto, longe, no passado, no futuro, não importa o seu caso. Isso um dia vai acontecer. É humano isso.
Não estou aqui para julgar o texto, foi bem escrito, bem compreendido, só que aquela frase, me fez ver bem longe. Fiquei pensando em tudo que já senti, se já passei pelo que falavam na reportagem e me vi por lá. Algumas vezes do lado bom, tentando entender o que o outro sentia, mas também me vi do lado ruim, sendo egoísta, medrosa... Quanto será que deixei de aprender não dizendo a verdade, dizendo o que sentia?
Me volta então a verdade. Sabem que aprecio ela, mesmo que ela fira meu coração. Será que eu não feri o de alguém por omitir? Por insistir? Por evitar a verdade, fantasiando a realidade?
É PRECISO AMAR DE CORAÇÃO ABERTO!
Ser o que você é, esperar que vejam quem você realmente é, amar, sorrir, se dar, acreditar, mas sem iludir-se (procurei no dicionario, não existe outra palavra que explique tão bem sem ser tão ofensiva como ILUDIR). Viver é assim, felizmente ou infelizmente, prefiro ainda felizmente, pois não existe razão alguma se não for pela felicidade, em busca dela. E se mostrar por inteiro, se dar por inteiro faz parte disso...
Tantas perguntas, tantas respostas, incertezas... Sempre foi assim, por que não seria agora?

Vou terminar com um pedacinho de Manuel Bandeira, só pra não perder o costume, Enquanto buscamos o que queremos, o que sentimos, eu fico " com o sorriso de Isabel !"

" Querem outros muito dinheiro;
Outros, muito amor; outros mais
Precavidos, querem inteiro
Sossego, paz, dias iguais.
Mas eu, que sei que nesta vida
O que mais se mostra é ouropel,
Quero coisa muito escondida:
- O sorriso azul de Isabel. ''

#ÉoSEUsorrisoQUEdesejoNESTEinstante


Nenhum comentário:

Postar um comentário